Author Topic: Gerador de Hidrogénio Artesanal, (para combustão...)  (Read 10049 times)

0 Members e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Flamingo

• Guest
Gerador de Hidrogénio Artesanal, (para combustão...)
« on: Janeiro 08, 2009, 10:03:35 pm »
Desde à muito que existem combustiveis alternativos aos combustiveis fosseis, assim como formas de economizar combustivel sem perda de rendimento ou performance nos meios de locomoção que existem nos dias de hoje. Os vossos carros (hibridos) são disso um exemplo.
Recordo-me que à já mais de uma decada de anos... segundo as minhas contas uns 17 anos... num programa que passou na TV chamado "Para além do ano 2000", um Engenheiro Inglês tinha inventado uma forma de locumoção mecânica com apenas uma vela, água e gasolina. Segundo a minha memória, isso equipava um carro com uma linha desportiva em que a vela servia para fazer a queima de combustivel (gasolina), por aquecimento dessa queima a água era transformada em vapor e este impulsionava o carro através de 3 embolos que se situavam em volta do eixo traseiro em forma de W.
Até aqui poderão dizer que não veêm vantagem nenhuma, mudarão certamente de opinião se lhes disser que o carro fazia medias de 4 litros aos 100 km, mas a rodar a uma velocidade de aproximadamente 160 Km/hora...
Um outro caso que me despertou coriosidade no mesmo programa, tinha também a ver com um carro, mas neste caso era sobre um sistema de suspensão. O carro não se inclinava nas curvas, e tinha um conforto numa estrada de paralelos como se fosse em autoestrada. Poucos anos mais tarde surge a Citroen com um sistema de suspensão identico no Citroen Xantia, mas isso agora não é para aqui chamado...
Regressando ao tema do tópico, foi neste video, neste forum, que a minha coriosidade começou:
http://ladaniva4x4.net/modules/newbb/viewtopic.php?post_id=3658&topic_id=454&forum=5#forumpost3658
Depois foi uma questão de pesquisa e de recolha de informação, que ainda se manten atualmente, até decidir tentar fazer algo e ver os resultados.
Sobre o dito hidrogénio pormenores tecnicos não vos sei dizer muito, a minha fonte de informação vem da pesquisa, observação de videos, fotos, etc...
Os objetivos na produção deste gás são produzir uma quantidade o maior possivel, com o minimo de dispêndio de energia possivel e esse gás ser produzido apenas na hora que vai ser gasto/queimado.
Coloco no entanto aqui um texto que um colega com quem já fiz algumas vezes parelha nestas iniciativas postou no forum por onde tenho andado:

Viva Flamingo.
No processo de decomposição da água via electrólise o hidrogénio aparece no estado livre no cátodo, ou seja no eléctrodo que está ligado ao pólo negativo da fonte de energia eléctrica.
Por sua vez no ânodo aparece o outro elemento que é o oxigénio.
Isto não acontece por aquecimento dos eléctrodos. Para que aconteça a agua tem que ter em dissolução um composto solúvel e que forme uma solução iónica.
São exemplos de composto iónicos os formados por um metal e um não-metal, como o vulgar sal de cozinha, carbonato de sódio, bicarbonato de sódio etc.
Quase todos os sais de metais alcalinos são solúveis em água. Os metais alcalinos são o Lítio, Sódio, Potássio, Rubídio, Césio e Frâncio. Os mais abundantes e por isso mais baratos são o sódio e o potássio.
O melhor composto para juntar na agua para electrólise é o hidróxido de potássio seguido do hidróxido de sódio, nos hidróxidos o metal está ligado ao um grupo hidroxilo cuja fórmula química é OH, assim temos Hidróxido de sódio NaOH e hidróxido de potássio KOH que são a soda e potassa usados como catalizador no processo de transesterificação para obter o biodiesel.
Quando se dissolve, por exemplo, hidróxido de sódio em água passamos a ter uma solução condutora onde existem iões positivos e negativos consoante a sua carga eléctrica. Ao ser aplicada uma tensão entre os eléctrodos imersos na solução, o eléctrodo positivo irá atrair os iões negativos e o negativo irá atrair os iões positivos.
O ião sódio N+ quando chega ao cátodo recebe um electrão e fica no estado livre passando deste modo a ser um metal, mas a sua sorte é nula porque uma vez que "nasceu" dentro de agua irá reagir de imediato com esta, H2O, formando novamente o composto NaOH e libertando hidrogénio, a agua perde um átomo de hidrogénio e o que resta, o grupo hidroxilo OH fica ligado com o sódio, formando novamente soda caustica que fica dissolvida na agua. O que se vê é apenas o aparecimento de umas bolhas na superfície do eléctrodo. No eléctrodo positivo dois grupos OH ao ficarem no estado livre recombinam-se em H2O e libertam oxigénio, nada mais simples.

Neste momento estou à espera que chegue um aparelho para medições eletricas (pinça amperimétrica) que encomendei atravéz da net para retomar as experiências que pretendo levar a cabo. Até agora na primeira experiência consegui um litro de Hidrogénio em 46 segundos.

Bancada de ensaios

O primeito tipo ou forma de eletrodos

Dois eletrodos que esperam por experiência.

Está lançado o tópico, mais um para economizar combustivel e o meio ambiente.
Um abraço...
« Last Edit: Janeiro 08, 2009, 10:05:21 pm by Flamingo »

Offline IceCube

• Hero Member
  • HONDA - The Power of Dreams
Re:Gerador de Hidrogénio Artesanal, (para combustão...)
« Reply #1 on: Janeiro 08, 2009, 11:04:13 pm »
Mas isso é fantástico ... não percebi quase nada mas parece ser fantástico ...

wink2:
Há 10 tipos de pessoas no mundo... Aqueles que percebem binário e os que não fazem ideia do que é isso...

Offline Terror do Galinheiro

• Administrator
  • Hero Member
  • Devemos o progresso aos insatisfeitos
« Reply #2 on: Janeiro 09, 2009, 12:02:22 am »
Mas isso é fantástico ... não percebi quase nada mas parece ser fantástico ...

wink2:

laught: laught: laught:

• Administrator
  • Hero Member
« Reply #3 on: Janeiro 09, 2009, 12:03:19 am »
agora só falta comprar o FCX... ou também á kit para fazer em casa  laught:

Flamingo

• Guest
« Reply #4 on: Janeiro 09, 2009, 12:59:26 am »
De tudo o que vi no You-Tube sobre o tema em questão, o melhor que vi até agora, foi feito pela mesma pessoa que fez este video:

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=11Qn4CGlZp4" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=11Qn4CGlZp4</a>

Tanto os videos que o homem apresentou, como a obra feita, são de uma qualidade que ainda não vi igual pela net.
Cá no nosso país também já se faz disso à algum tempo, está no link que se segue:

http://www.hidrogenpower.com/

P.S. Pedia aos Srs moderadores para deixarem o video colocado apenas pelo link tal como está, porque para os interessados, desta maneira poderão ver videos associados à direita do monitor...
« Last Edit: Janeiro 09, 2009, 01:27:20 pm by Seal »

Offline Seal

• Administrator
  • Hero Member
« Reply #5 on: Janeiro 09, 2009, 01:28:11 pm »
Basta clicarem em cima do vídeo, para abrir a página original  wink2:

"De que vale conquistar o mundo se nos perdermos pelo caminho"

Offline Seal

• Administrator
  • Hero Member
« Reply #6 on: Janeiro 09, 2009, 01:35:17 pm »
Este projecto interessa-me tb. tu já tens, ou vais mandar vir do site que colocaste?

Flamingo

• Guest
« Reply #7 on: Janeiro 09, 2009, 06:55:51 pm »
Basta clicarem em cima do vídeo, para abrir a página original  wink2:

Mas eu não pretendia isso!!!
Para mim o importante não está só na "Página Original"!...
Assim não se veêm os videos associados. Agradecia que não voltasse a fazer o mesmo noutros posts que eu coloque. Se eu achar que é melhor assim eu mesmo tomarei essa iniciativa, caso não seja capaz peço-lhe para o fazer!...

Este projecto interessa-me tb. tu já tens, ou vais mandar vir do site que colocaste?

Neste momento, o que eu tenho apenas é aquilo que se vê nas fotos que coloquei, além disso não tenho mais nada. Sobre mandar vir,... nem por sonhos. Eu tenho duas mãos e a cabeça mais ou menos no lugar... wink2:
Tal como já disse anteriormente, estou em fase de estudos, experiências... e a aguardar que chegue este aperelho:
http://www.curto-circuito.com/index.php?main_page=product_info&cPath=1_79&products_id=1240
Para efetuar medições de corrente. Quando chegar à conclusão do tipo de eletrodos a utilizar, então nessa altura faço conta de elaborar um projeto e executalo, que em principio será em aço inox, mas até lá ainda falta...
Um abraço...
« Last Edit: Janeiro 09, 2009, 06:58:18 pm by Flamingo »

Offline Seal

• Administrator
  • Hero Member
« Reply #8 on: Janeiro 09, 2009, 07:10:09 pm »
Flamingo: A organização do fórum segue certas regras, e uma delas é os vídeos serem incluídos no fórum.

Se pretender que sejam vistos os outros vídeos associados ou coloca como está o anterior ou avisa para consultarem os vídeos associados na página original, como o fez.

Abraço.

• Administrator
  • Hero Member
« Reply #9 on: Janeiro 09, 2009, 08:25:07 pm »
Agora faço eu uma pergunta meio estupida meio pertinente. Fala-se da insegurança do hidrogénio... e estão a produzir-lo em casa!
É realmente assim tão perigoso ou é mais um mitos da treta?

Flamingo

• Guest
« Reply #10 on: Janeiro 09, 2009, 08:41:12 pm »
Eu voltei a ler as regras do forum e não vi isso escrito em parte nenhuma!
Você sendo administrador, tem o direito e o dever de fazer cumprir essas regras se elas forem violadas, desde que a sua iniciativa seja devidamente fundamentada, e já agora permita-me que acrescente, desde que não abuse, que seja permitida alguma tolerância, e não haja excesso de zelo...!
Mas não é o que está a fazer neste caso, e eu não violei nenhuma das regras!
Pedi para que não fossem mexidos esses links, porque ao serem observados na forma original como estão colocados no You-Tube, permitem efetuar sempre mais alguma pesquisa, e torna possivel...para quem estiver interessado...observar mais alguns videos relacionados com o mesmo.
Como tal, se o Sr voltar a fazer o mesmo, eu no meu bom senso abandonarei este Forum!

Flamingo

• Guest
« Reply #11 on: Janeiro 09, 2009, 08:47:51 pm »
Terror do Galinheiro, neste caso o hidrogénio não apresenta qualquer perigo porque não existe hidrogénio acumulado (armazenado à pressão em garrafas). Todo o hidrogénio produzido é imediatamente sugado pela aspiração do motor. Além disso o gerador só funcionará quando o motor estiver a trabalhar. Um dos relés que terá e que irá permitir a passagem de corrente vinda da bateria, a sua bobine será alimentada com corrente vinda do alternador, e como sabes o alternador não produz corrente sem o motor estar a trabalhar, logo o gerador só vai trabalhar se o motor estiver a trabalhar...e a sugar o hidrogénio produzido...
« Last Edit: Janeiro 09, 2009, 08:50:21 pm by Flamingo »

• Administrator
  • Hero Member
« Reply #12 on: Janeiro 10, 2009, 09:02:08 am »
 boa: Obrigado pela explicação

Offline civikes

• Sr. Member
    • As minhas viagens
« Reply #13 on: Janeiro 10, 2009, 10:58:26 am »
Eu também tenho uma questão.
Na verdade o que vai diminuir o consumo de combustivel é o enriquecimeno da explosão dentro do motor por outros meios, hidrogénio neste caso. É como se tivessemos uma gasolina muito mais rica em octanas, é isso?

This is the capitain speaking, please be seated and fasten your seat belt.

Flamingo

• Guest
« Reply #14 on: Janeiro 10, 2009, 02:13:41 pm »
Exatamente... O hidrogénio entra no motor pela admissão do ar e junto com este. Dependendo da mecânica, da sua disposição física e do espaço do compartimento do motor, tanto pode ser ligado à caixa do filtro de ar como à entrada do coletor principal. O ar ao entrar no motor rico em energia/combustivel, ira certamente necessitar de menos gasolina ou diesel. Diz-se também que ao ter uma velocidade de queima superior, melhora a combustão do combustivel fossil.