Author Topic: Bereco 2500W  (Read 3924 times)

0 Members e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline serges

• Global Moderator
  • Sr. Member
Bereco 2500W
« on: Janeiro 15, 2009, 12:12:19 pm »
Boas pois é o pai Natal decidiu fazer uma pequena prenda e eu que pensava que o Natal já tinha passado e eis que ela chegou!

O Sr Eduardo veio entregar mesmo  em boa Hora infelizmente sem matricula pois os senhores da Alfandega demoram.

Pois bem melhor que mil palavras umas fotos!

Antes, de desembrulhar

E Claro já pronta a andar!

Só agora é que vi esqueci de por os espelhos!!!

Ah e claro só poderia ser azul!

Assim que chegar matricula começo a postar informação extra...

Para já nada a assinalar só simplesmente surpreendeu me pela positiva no seu desempenho depois de dar uma pequena volta.

Claro está cai me que nem uma luva pois serve para as minhas voltinhas diárias, compras e tal e por fim para a minha ida para o trabalho!

Ora Boas, depois de uma primeira viagem simpática, 9km ida e volta com algumas subidas acentuadas e muitas rectas e claro semáforos com fartura, tenho a dizer que esta mota vai ser a minha melhor amiga nos próximos anos, pelo menos com estas baterias...

Passo a descrever a viagem, fiz perto de 4500metros fáceis de percorrer, talvez com 2 subidas acentuadas e uma descida que em posição bala acredito que ela passe os 70km/h, o que acontece é que passo por uma recta onde sou o único cumpridor dos 50km/h e todos me ultrapassam depois existe um semáforo em que eu os passo a todos, :badgrin: , depois umas duas rotundas em que todos tem receio de entrar com esta mota é fácil tem uma muito boa aceleração até pelo menos aos 35km/h é rápida depois disso é gradual a subida de velocidade.

Cheguei ao trabalho em menos de 10min, o que é perfeito o que antes demorava o dobro e posso demorar menos, procura de estacionamento, tenho agora um só para mim, deixei o pessoal a namora la pois para todos ser silenciosa e mota é algo incompatível, depois de uma dúzia de explicações lá fui trabalhar.

A Volta realmente foi mais dificil o que se passa, as luzes ajudam mas as pessoas andam mais descontraidas na estrada a buzina foi muito usada e claro só faltava a mota mudar de cor para amarela e tinha a mota do INEM, bolas ao fim de 2 cães avisados um gato distraido e dois pedestres com vontades suicidas lá cheguei a casa são e salvo, deu um um prazer enorme aproveitar aquelas descidas, a velocidade não ultrapassei os 45km/h, estou numa cidade não preciso de mais.

É muito cedo para dizer se gastei muita bateria pois o indicador de bateria não baixou, Voltímetro, estou a habituar me a ele, pois na velocidade máxima não desceu muito do cheio o que quer dizer que está razoavelmente cheio, vou ver até onde vai a carga mas precavendo me com os Km percorridos para não ficar a meio!

Conclusão: Para o que eu queria serve me como uma luva, estou super satisfeito, tenho de arranjar "farda" adequada para ela pois estou de super motar e a mota tem de super só a ecologia... Mas é divertido ver as pessoas a olharem enquanto passo e a repetirem o olhar a perguntar se ando a economizar combustível pois não fiz barulho... E realmente oiço tudo o que se passa no interior da mesma! E mais tenho de arranjar um capacete aberto pois com o que tenho morro de calor com esta temperatura imaginem no verão!

Hoje vou ter de fazer uma série de coisas, mais umas viagens... Acho que o Ibiza vai ficar parado durante um tempo, mais agora só vai sair para a revisão e primeira inspecção algures neste mês..

Algumas fotos!

Depois a ver se faço o video mas sozinho, desculpem a menina está toda suja mas é do uso, e claro dos temporais, bereco 3, temporal 0!!!

Um pequeno Video!

Offline serges

• Global Moderator
  • Sr. Member
Re:Bereco 2500W
« Reply #1 on: Janeiro 15, 2009, 12:15:50 pm »
Um outro colega utilizador da mesma mota!

Sou seguidor deste tópico há já algum tempo mas só agora resolvi registrar-me e postar a minha experiência com a Bereco Tisong.
Adquiri-a em finais de Novembro (pois é, na altura não se percebia muito bem quem era o representante em Portugal) e, pelo que tenho lido, uma vez que a minha ultrapassou hoje os 1.300 Kms, acho que me posso considerar um veterano da Bereco. A foto foi tirada no início da semana.[attachment=1]11-03-08_0033.jpg[/attachment]
Moro em Carreço e desloco-me nela todos os dias para o trabalho, no centro de Viana do Castelo a pouco menos de 10 Kms (mais precisamente 9,8 Kms). Para quem não conhece, Carreço fica a Norte de Viana, +/- a meio caminho de Vila Praia de Âncora à beira da EN13. O percurso é plano com uma subida de cerca de 5% à entrada de Viana e outra de cerca de 3% em frente ao Shopping no regresso. Venho almoçar a casa e transporto a minha filha, de manhã e á tarde, para a escola a 1,5 Kms de casa. Ela pesa 45 Kg e eu 80 Kg (pois é, 5 para lá do ideal). Ou seja, faço 40 Kms por dia.
Aspectos Negativos :( :
- Qualidade dos materiais: é bastante fraca revelando bem a origem Chinesa. A protecção em plástico preto do painel de instrumentos já só tem 3 dos 4 fixadores com parafusos e um deles colado, temo que não dure muito mais. Também já se partiu um apoio de plástico que prende a peça onde encaixa a tampa do painel de instrumentos ao guiador com um parafuso. Resolvi o problema com um parafuso longo a substituir o fixador a perfurar a parte de baixo, ficou bem mais estável mas com uma ponta de parafuso a aparecer por baixo. A dobradiça e o trinco do banco também são muito frágeis, mas julgo que com uma utilização cuidada não deverá haver problema. Aconselho a não fechar o banco com força, antes pousá-lo e pressionar com a mão a meio do banco até ouvir o clic do fecho. Claro que a tira de plástico da mala já se partiu, substituí por um atacador de ténis e ficou perfeito. O facto de à volta de minha casa o piso ser em calçada Portuguesa não ajuda nada, a mota parece que vai desfazer-se (quem já circulou com a Bereco em empedrado sabe do que falo), felizmente a estrada fica perto e o resto do percurso é em asfalto, mas mesmo assim, há que evitar os buracos e procurar as partes menos estragadas pelos rodados dos camiões.
[attachment=2]Bereco.JPG[/attachment]
- Qualidade da construção/montagem: ao mesmo nível. O apoio que se partiu e que substituí por um parafuso, deveu-se à peça principal de fixação, a meio, vir mal aparafusada e ter caído o parafuso, quando a peça começou a vibrar estranhamente e abri a tampa com o painel de instrumentos já era tarde de mais para o fixador de plástico. Ao abrir essa tampa verifiquei que um dos fios tinha sido perfurado por um dos parafusos da tampa na montagem, felizmente apenas furou o plástico e resolvi com fita isoladora. Também, logo de início, a luz de stop ficava acesa após a travagem com o travão da frente tendo de dar um toque na manete para apagar. Uma vez que ao acender a luz é cortada a alimentação do motor, ficava parado, por vezes em situações perigosas. Resolvi passando o fio por cima da manete. Não voltou a acontecer. Já vi neste tópico alguém a queixar-se também dos travões desafinados, além disso o travão da frente tem uma chiadeira que, se se confirmar que é empeno, vou ter de accionar a garantia para substituir. A peça de plástico por baixo do banco não encaixa na perfeição. Faltava pelo menos uma anilha de borracha e outra teve de ser substituída porque ficou trilhada pelo parafuso.
Tudos isto revela pouco cuidado na montagem e menos ainda no controle de qualidade.
[attachment=0]11-03-08_0027.jpg[/attachment]
- Humidade: apesar do teste com chuva e humidade recentemente postado resultar não haver falhas de performance, o que confirmo, a humidade e a Bereco não se dão muito bem. Das duas vezes que apanhou chuva os piscas deixaram de funcionar e só voltaram após a mota secar. Não volto a arriscar até porque não confio nada na estanquicidade do compartimento das baterias. Aliás, o manual de instrucções desaconselha a exposição à humidade.
Aspectos Positivos :p :
- Manual de instruções: surpreendentemente bem traduzido (não sei se do Chinês se do Espanhol), muito completo e com todos os conselhos úteis para prolongar a vida das baterias e do motor. Até, no plano de manutenção, é aconselhada verificação assídua dos apertos o que, dados os problemas mencionados acima, é fundamental.
- Potência: a Bereco é de facto potente (para uma eléctrica, claro), transporta dois adultos sem problemas e, mesmo sem recurso ao overboost trepa quase todas as subidas (embora necessite dele em muitas ocasiões para subir a mais de 25Kms/h). Consigo subir a rampa da minha garagem, com o overboost e pouco espaço para acelerar, num desnível de 4m para uma rampa 10m (evito fazê-lo porque não são aconselháveis acelerações mito bruscas a partir do 0). Vi um video postado neste tópico com uma scooter electrica, que penso era húngara ,e não me pareceu que tivesse um desempenho superior à Bereco. Segui os limites de velocidade do manual para a rodagem e noto que a performance melhorou muito a partir dos 300 kms. Está cada vez mais solta e comigo sozinho circula acima dos 50 kms/h em plano sem dificuldade.
- Economia: tenho visto as vossas contas e creio que o custo da Bereco com bi-horário ande à volta dos 0,35€/100Kms. Sei que a carrego todos os dias à noite (bi-horário) e não noto diferença na conta da electricidade, talves estejam lá mais 2 ou 3€, mas terá sido da Bereco ou alguma lâmpada que ficou acesa esquecida? Fazendo as contas ao combustível que poupei em 2 meses, é fácil, no meu carro a gasolina que em cidade gasta 8l a 1,38€/l, 1.300Kms = 143,52€. Fora revisões e estacionamento, que, em Viana é todo a pagar ou então sai-se de casa 1 hora mais cedo para perder 1/2 hora a procurar e 1/2 hora a caminhar. Além disso passei a ir almoçar a casa, menos 6 a 10€ por dia e alguma coisa no colesterol.
- Silêncio se andar de mota já é agradável, fazê-lo em silêncio é uma sensação única.
- Manutenção à parte os cuidados com os materiais, é virtualmente isenta de manutenção.
Considerações  :doubt: :
Os aspectos negativos focados não me surpreenderam e pude verifica-los logo no teste de condução, mas acho que o baixo preço tem a sua influência neste aspecto, muito embora scooters a gasolina também de fabrico Chinês e do mesmo preço tenham melhores acabamentos (até aquela que tem a mesma carenagem, uma Keeway, está melhor acabada).
O que me deixou algo decepcionado foi a autonomia, porque para fazer os 40Kms sem correr o risco de ficar sem bateria, tenho de por a carregar à hora do almoço. Aquela 1/2 hora dá-me outra segurança mas temo que possa comprometer a vida das baterias e que mais para diante nem com essa carga consiga vir almoçar a casa. Não considero no entanto um ponto negativo porque essa baixa autonomia se deve muito ao meu tipo de utilização, faço 90% do percurso em estrada, normalmente com pressa para chegar ao trabalho ou para ir buscar a miúda à escola, não resistindo a circular á velocidade máxima. Além disso acabo por usar quase sempre o overboost na subida para lá, ou porque não quero obrigar os carros a circularem a 30Kms/h atrás de mim, ou porque costuma estar um polícia a mandar parar o trânsito no início e, partindo do 0, chego lá acima a 20kms/h sem o overboost. Nos dias que a minha filha vai para Viana e a trago desde lá (só no regresso), evito vir almoçar a casa porque, já ficámos sem bateria a 1Km de casa e não foi nada agradável. Claro que o resto de carga serviu para levando-a à mão, não ter de empurrar.
No geral estou muito satisfeito com a Bereco Tisong e apesar do que tenho lido aqui, o que é facto é que no momento actual não existe outro produto no mercado com características semelhantes (a Vectrix a 12.000€ não é opção). Existem muitas promessas (e-max, etc.) mas concreto, hoje, só a Bereco.
Fui muito longo? :?:

Offline serges

• Global Moderator
  • Sr. Member
« Reply #2 on: Janeiro 15, 2009, 12:23:04 pm »
Ora Voltando a Vedeta, A Bereco...   :D

Foram mais de 2 horas de Filmagens para esta breve reportagem, os autocolantes estão lá, tem é que se ver com muita atenção!!!

Enfim creio que a reportagem fala por si!

Claro que o presidente da APVE ( Associação do Veiculo Eléctrico Portuguesa) deu o ar da sua graça, mas foi mesmo só isso!

Desculpem a qualidade mas não foi possível melhor pois o Youtube o Photobucket são muito exigentes!

A dita reportagem!

Offline Seal

• Administrator
  • Hero Member
« Reply #3 on: Janeiro 15, 2009, 01:44:27 pm »
Bom tópico com excelente informação.

Ainda bem que o fizeste aqui tb.  wink2: beer:

"De que vale conquistar o mundo se nos perdermos pelo caminho"

Offline civic

• Administrator
  • Hero Member
« Reply #4 on: Janeiro 15, 2009, 01:48:12 pm »
bem vindo serges.

Offline serges

• Global Moderator
  • Sr. Member
« Reply #5 on: Janeiro 15, 2009, 02:29:44 pm »
Quote from: easy
Esta mensagem é especialmente para os cépticos que pensam que os veículos eléctricos apenas vêm trocar os canos de escape pelas chaminés das centrais eléctricas.

Cada KWh de energia produzido pela EDP representa uma emissão média de 450 gramas de CO2.

In Visão, nº 781, 21 Fevereiro de 2008, pág. 58, artigo sobre microgeração

Vamos então a umas pequenas contas de merceeiro para fazer o calculo das emissões indirectas da bereco do serges:

11,08 KWh * 450 g = 4986 g

4986g / 297 km = 16,79 g/km

Comparando com uma scooter equivalente 50cc a gasolina, que consuma 2,5 L/100km emitirá cerca de 60 g/km. Conclusão: a bereco apresenta 72% menos de emissões. Mais uma para o veículo eléctrico.
tenho dito

Aproveitando as contas do easy...

32,09 KWh * 450 g = 14805 g

14805g / 780 km = 18,90 g/km

Comparando com uma scooter equivalente 50cc a gasolina, que consuma 2,5 L/100km ( o que duvido) emitirá cerca de 60 g/km. Conclusão: a bereco apresenta 68% menos de emissões.

Atenção que dos 32.09Kwh só foram gastos em casa 19.3Kwh

Nº Cargas   Km Feitos   Kwh Gastos
1                 22   1,85
2                 53   2,15
3                 53   2
4                 46   1,84
5                 35   1,58
6                 40   1,66
7                 46   1,82
8                 40   0
9                 35   1,49
10                42           0
11                40           1,61
12                 37   0
13                 35   0
14                 33   0
15                 38   1,6
16                 37   0
17                 30   0
18                 30   0
19                 40   1,7

Duvidas apresentem!

Fiz contas com este ciclo já no fim ao que espero chegar aos 780km com esta carga!

Offline serges

• Global Moderator
  • Sr. Member
« Reply #6 on: Janeiro 15, 2009, 02:31:12 pm »
Então vamos a contas!

Contas Fixas que detinha, 25€ mês para estacionar o carro no parqueamento para trabalhar, pagava na altura também passe de metro para poder ir para qualquer lado em Lisboa, pois de carro é impossível, 27€ e por fim o combustível!

Então posto isto tenho desde Fevereiro, vão 9 meses!

Contas!

9*35+9*27= 558€ só nas despesas!

Agora a parte engraçada da coisa, desde que tenho a bereco andei perto de 5000km com o carro já que foi de férias para a costa alentejana e graças ao lés a lés foi onde fiz mais de metade dos km que o carro tem, os depósitos incrível ou não gastava 2 depósitos por cada mês, ora agora gasto 1 por cada 3 meses!

Depósitos poupados 18-3= 15!!! não fiz contas com o gasóleo quando esteve mais elevado mas sim ma média de 60€ o depósito!
15*60= 900€
Não difgo que a Bereco poupou todos esses depósitos já que no fundo tenho pouco mais de 2000km as aquelas pequenas voltinhas de ir ao supermercado, banco etc coisa de 1 ou 2km comecei a fazer a pé e a mota para algo mais longe consegui ecomizar bastante! Já para não falar o quanto adiei a revisão já que terei de a fazer só mesmo porque passou um ano e não pelos km's...

Gastos com a bereco desde que a tenho,

11 cargas em casa das 60 totais, o que perfaz 11*kwh gastos dá +/-2.5€ mais uma pequena manutenção feita nos travões 50€, pastilhas, calços tudo revisto e molas substituídas que seguravam os calços, despesas totais 52,5€+ seguro 65€

Resultado (900+558)  1458€ - 117.5€ (52.5+65)  = 1340.5€

Posto isto mais uns 3 meses (1 ano) e já terei a mota paga!

Para o ano logo se vê que novidade que novos projectos, pois esta menina fez o seu serviço!

Tenho a agradecer ao Barrocas a sua rápida intervenção na manutenção dos travões (serviço 5 estrelas, ainda me deu umas dicas valentes de coisas que tinha dadas como certas que eram assim e afinal havia outra forma) já que estava mesmo necessitada pois estava a travar mesmo o desempenho da menina, e também ao meu pai por ter verificado tudo o resto, acho que gostou da menina e vai ficar em família se algum dia a quiser vender!  :yahoo:

Resultado não percebo com não se vendem mais...

Ah agora perguntem o que se fez ao dinheiro poupado, pois uma Bimby para a miuda e um LCD para mim junto com uma XBOX para o quarto, ah e tal depois para o ano... :tease:

Offline serges

• Global Moderator
  • Sr. Member
« Reply #7 on: Janeiro 15, 2009, 02:33:17 pm »
Boas peço desculpa desde já não o ter actualizado mais cedo mas o trabalho este natal deu cabo de mim!

Quanto  a problemas começo a notar menos autonomia, mas com este frio é justificável!

Vai agora com 2450km :search

Offline civic

• Administrator
  • Hero Member
« Reply #8 on: Janeiro 15, 2009, 03:14:49 pm »
muito bom, vamos lá ver se este ano consigo convencer a mina senhora e compro uma ev também.

Offline serges

• Global Moderator
  • Sr. Member
« Reply #9 on: Fevereiro 04, 2009, 09:39:31 pm »
Quote from: serges
Então vamos a contas!

Contas Fixas que detinha, 35€ mês para estacionar o carro no parqueamento para trabalhar, pagava na altura também passe de metro para poder ir para qualquer lado em Lisboa, pois de carro é impossível, 27€ e por fim o combustível!

Então posto isto tenho desde Fevereiro, vão 12 meses!

Contas!

12*35+12*27= 744€ só nas despesas!

Depósitos poupados 21-4= 17!!! não fiz contas com o gasóleo quando esteve mais elevado mas sim ma média de 60€ o depósito!
17*60= 1020€

Gastos com a bereco desde que a tenho,

11 cargas em casa das 60 totais, o que perfaz 11*kwh gastos dá +/-2.5€ mais uma pequena manutenção feita nos travões 50€, pastilhas, calços tudo revisto e molas substituídas que seguravam os calços, despesas totais 52,5€+ seguro 65€

Resultado (1020+744)  1764€ - 117.5€ (52.5+65)  = 1646.5€

Com esta História a mota já está paga, vou fazer uma espécie de mealheiro em tudo o que poupar até ao fim do ano, ou seja, quero um pack novo de baterias, desta vez vou querer lithium e claro o controlador será diferente, com isto quero aumentar a autonomia para 50 a 60km pois agora neste momento a mota é para trabalho casa e casa trabalho e pouco mais, aguardo que o Eduardo venha ver da dita, e por fim uma velocidade ponta superior a 45km/h já que nunca consegui mais que isso pedia pelo menos os 55km/h ou mesmo 60km/h, era perfeito...

vamos aguardar por mais novidades pois tenho uma formiga que me disse que já se encontram packs de baterias perto dos 500€ liFePo a já com carregador e depois pensar num controlador novo...

Vamos ver o que a Bereco labs vai fazer em resposta a tal!

No entanto vou analisar é a garantia que vai ser feita uso dela pela fraca autonomia da mesma! mais novidades até ao fim do mês!

Offline civic

• Administrator
  • Hero Member
« Reply #10 on: Fevereiro 25, 2009, 12:25:25 am »
serges, fiquei com uma duvida com essas baterias, achas que duram mais se as mantiveres sempre com a carga em cima ou se as descarregares e voltares a carregar? posso colocar isto de outra maneira: imagina que fazes cerca de 20 km's diarios, o que será melhor para as baterias? colocá-las todos os dias no carregador ou deixá-las descarregar? eu penso que será como nos carros, se andarem sempre carregadas duram mais, estou certo?

Offline serges

• Global Moderator
  • Sr. Member
« Reply #11 on: Fevereiro 25, 2009, 12:36:17 pm »
Ora nem mais e aproposito de baterias...

Quanto ao diário de Bordo da minha Bereco, já se descobriu a causa do problema, alguma das baterias estava morta ao que Eduardo, Ecomotores, deslocou se a minha casa e fez a substituição e amigos mota voa, andei com a hist´ria do encontro 45km e ela nem se queixava ao que ainda fazia uns quantos mais.

Mais uma vez a Ecomotores mostrou a sua assistência técnica funcionar, agradeço te imenso Eduardo pela atenção e paciência!

Obrigado!

Offline civic

• Administrator
  • Hero Member
« Reply #12 on: Fevereiro 28, 2009, 11:46:00 am »
outra duvida, o comportamento destas scooter's é igual ao hch no ponto em que largas o acelerador nas descidas e ela carrega as baterias?

Offline jmal

• Hero Member
« Reply #13 on: Fevereiro 28, 2009, 11:52:43 am »
outra duvida, o comportamento destas scooter's é igual ao hch no ponto em que largas o acelerador nas descidas e ela carrega as baterias?

Não, ou seja, não têm travagem regenerativa, neste momento só a Vectrix tem travagem regenerativa, e não é bem nas descidas, é quando se trava, tal como o HCH. Está prevista a implementação deste sistema em algumas scooters que estão agora a sair para o mercado com baterias de lítio.
Cumps Inovadores
28.000 Kms a electrões
Vectrix VX-1
Procuro pontos de carga para veiculos eléctricos, contacta-me!

Offline civic

• Administrator
  • Hero Member
« Reply #14 on: Fevereiro 28, 2009, 12:11:46 pm »
não falo da travagem regenerativa, falo da carga normal, o hch alem desta carga tem a travagem regenerativa (são coisas diferentes), e nota-se bem uma e outra. ou seja, no caso das scooter's a carga é apenas ligada na ficha, as descidas apenas servem para economizar electrões, certo?